As Promessas Que Deus Nos Faz

As Promessas Que Deus Nos Faz

Esboço da Palavra da Pra. Márcia Rangel – 19Dez10

Texto Básico: Mt 1.28-2.23

Verso Destacado: Mateus 1.22: Tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que o Senhor dissera pelo profeta.

Os Herdeiros das Promessas

As promessas são dadas para pessoas como José e Maria: justos (Mt 1.19) e servos (Lc 1.38). A promessa não é dada para qualquer um, mas para pessoas que têm um diferencial diante de Deus. O Senhor conhece o coração do homem e não somente suas obras.

Não é qualquer um que vai à igreja que recebe uma promessa, mas aqueles que têm o coração correto diante de Deus, são chamados para cumprirem algo além do normal.

As promessas são diferentes de propósitos, pois todos têm propósitos de Deus para suas vidas, mas nem todos têm promessas. Promessas são específicas, claras e únicas.

Nem todas as promessas da Bíblia são para nós, assim como nem todas as promessas pra nós são pra todos. Por exemplo: a promessa de ser governador do Egito foi para José, não pra mim. A promessa de ser rei de Israel foi pra Davi, não pra mim. A promessa de dar à luz ao Salvador da humanidade foi pra Maria e José, não pra mim.

O Senhor não faz promessas a qualquer um, mas àqueles que se dispõem como servos a servir, e a caminhar em justiça. Ele não dá as suas “grandiosas e preciosas promessas” para quem não tem o caráter exigido para cumpri-las.

O Nascimento da Promessa

Uma estrebaria e uma manjedoura (Lc 2.7). O primeiro momento de uma promessa é um momento de simplicidade, de humildade. Um lugar de improviso, onde ninguém imagina que possa acontecer algo especial.

A promessa de Deus é simples, e vem num momento de simplicidade. O coração precisa ser humilde e simples para que a promessa possa nascer na sua vida. O arrogante e autosuficiente não recebe nada de Deus.

O Senhor escolhe pessoas em lugares e situações que normalmente ninguém escolheria.

A Testificação da Promessa

Mt 2.1,2.

Mesmo que sejam poucos, alguns (sábios e os pastores – Lc), ficam sabendo das nossas promessas e vêm cooperar e contribuir conosco para que a promessa possa acontecer.

A gente recebe o apoio de pessoas que vêm de outros lugares, enfrentam até mesmo críticas, para testemunharem que aquilo que Deus nos prometeu é, de fato, verdade.

A Preservação da Promessa

Mt 2.13-15

A promessa precisa de pais protetores nesta hora, que a preservem. José protegeu a promessa, ele não hesitou em ir para o Egito para guardar a promessa. Pessoas, circunstâncias, o diabo, vêm para destruir a sua promessa, e muitas vezes é preciso passar um tempo escondido até que as ameaças passem.

Esse tempo de ausência e reclusão é necessário, muitas vezes para gerar maturidade em nós. Algumas vezes precisamos proteger a promessa da nossa própria imaturidade. É um tempo de fé, perseverança e esperança.

A Revelação da Promessa

Mt 1.20-23, 2.13, 22

Toda a promessa de Deus é resultado de uma revelação. Deus precisa falar com você. Não é simplesmente ler a Palavra, achar uma coisa boa (um ministério, um dom, uma riqueza, etc…) e dizer: “Isto é pra mim”.

É preciso que o Senhor ministre ao seu espírito uma palavra rhema, palavra revelada.

E ele continuará orientando a promessa: um anjo apareceu em sonho para dizer a José que Jesus nasceria, depois sonhou que deveria ir para o Egito, depois sonhou que deveria ir para a Galiléia e não para a Judéia.

O Senhor dá a promessa e continua se revelando a fim de que a promessa seja preservada, encaminhada e alcançada.

A Oposição à Promessa

Mt 2.16

Herodes se opôs, mandou matar Jesus. Mandou matar a promessa. Muitos se posicionarão contra e até mesmo tentarão matar a sua promessa.

Existem pessoas para quem a sua promessa não interessa, e elas farão de tudo para te diminuir, te oprimir, te deter. Ou por inveja, ou por medo de perder domínio, ou poderão até mesmo serem usadas pelo diabo para que o que Deus lhe deu não se cumpra.

Resistir a essa oposição é a sua responsabilidade.

A Espera para a Promessa

Mt 2.13

Fique lá, no Egito, “até que eu lhe diga” (v.13). Não se pode apressar. É preciso esperar o tempo, a ordem, a direção e a maneira de Deus.

Quem está debaixo de promessa não age sozinho, sempre aguarda a direção e a oportunidade do Senhor que lhe deu a promessa.

Se não fizer isso, sairá debaixo da promessa e aquilo que lhe tinha sido dado não se cumprirá.

Este é o momento em que muitos desistem, pois não suportam a espera, põem a culpa em todo mundo e se afastam para buscar o que desejam.

O Engano – Injúrias e Mentiras contra a Promessa

Mt 2.8

Herodes pede para que os sábios o avisem, porque ele diz que também quer adorar o menino.

Existirão pessoas que vão se aproximar de você, com mentiras, dizendo que se interessam e que desejam participar com você do que Deus está fazendo.

Muita calma nessa hora. É preciso pedir ao Senhor discernimento para distinguir entre aqueles que foram enviados por ele e aqueles que vêm com outras intenções.

O Alcance da Promessa

Enquanto caminhamos em direção à promessa de Deus, outras promessas de Deus a outras pessoas vão se cumprindo através de nós.

A bênção respinga.

Veja Mt 2.6: a promessa cumprida em Belém de Judá.

Também foi cumprida uma palavra dada a Simeão, o ancião do templo (Lucas 2.25,26).

Assim, enquanto a promessa de Deus vai sendo cumprida pra você, outras pessoas também serão abençoadas através de você, vendo as promessas delas se cumprirem.

Deus faz uma teia, em que um depende do outro, e assim todos os seus chamados serão abençoados. Por isso ele precisa de servos fiéis e justos, que não vão desistir da promessa que receberam.

As promessas que o Senhor nos dá contribuem para a edificação do Reino. Elas são muito maiores do que você e têm um alcance que nós não conseguimos imaginar.

 

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s